Por:
Ilo Jorge de Souza Pereira
Especialista
em Gestão Pública e Política.
PLANO PLURIANUAL
PARTICIPATIVO - PPAP
FUTURÓPOLIS GOVERNO DE TODOS
- O FUTURO É A GENTE QUE FAZ
INTRODUÇÃO
Futurópolis é uma cidade
histórica. Prestes há completar 224 anos, ao longo dos últimos anos perdeu dois
grandes distritos: Camutanga e Ferreiros, Municípios emancipados desde os anos
60. Mesmo com essas perdas, agigantou-se e os números mostram isso. Recentemente
o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou segundo Censo
Estimativo uma população de aproximadamente 36.126 habitantes.
Município importante na
região da mata norte de Pernambuco, tem uma economia diversificada, com
presença significativa de um comércio forte e tem força no setor agrícola,
principalmente no setor sulcroalcoleiro através da plantação da cana de açúcar,
e ainda nas culturas do abacaxi, milho, mandioca e batata doce.
Foi preciso descrever um
pouco deste potencial para mostrar os desafios que estão colocados para a
Prefeitura Municipal quando se debate um Plano Plurianual (PPA) com
participação popular.
OBJETIVOS GERAIS
“Como pensar a organização
da cidade para os próximos quatro anos?”
O que queremos para Futurópolis
em 2021?
O que é preciso ter no PPA
2017 – 2021, para que a cidade se mantenha vigorosa, competitiva e firme?
Sabedora deste desafio, a
Administração inovará e realizará pela primeira vez na história da cidade, o
PPAP - Plano Plurianual Participativo. Nunca antes tanta gente será convocada a
exercer a cidadania nesta hora e dizer o que quer para Futurópolis.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Vamos convocar a população para
o debate e realizaremos várias Audiências Públicas nas diversas Regiões
Políticas Administrativas da Cidade.
Queremos a participação da
população e das suas opiniões e reivindicações.
Acredito que será um
processo rico onde aprenderemos muito!.
Em todas as Audiências
estarão presentes a equipe de governo, como secretários, diretores municipais e
chefe de departamentos. O principal ator
desse processo é população que vai participar na elaboração das propostas, bem
como os representantes da Câmara Municipal de Futurópolis, os nossos nobres vereadores.
Entre as reivindicações
aparecerão os problemas reais de Futurópolis. Entre eles, a melhoria do
atendimento de saúde, a construção de centros de educação infantil, a Escola em
tempo Integral, a segurança, o policiamento, a guarda municipal, a pavimentação
de ruas e avenidas, a limpeza e saneamento da cidade e a poda de árvores, a
revitalização dos mananciais, o abastecimento de água, a construção de casas
populares, a implantação de novas áreas de lazer, as melhorias no sistema
viário e na iluminação e a geração de empregos.
METODOLOGIA
As Audiências Públicas serão
instrumentos democráticos para descobrirmos a falta de serviços e equipamentos
públicos em todas as Regiões Políticas Administrativas da Cidade.
Além da participação direta
da comunidade, a Administração Municipal também abrirá canais para o
recebimento de sugestões por meio eletrônico (internet), pelos conselhos, pelas
entidades organizadas e para que os servidores públicos apresentem suas
propostas.
METAS
O PPAP 2017 – 2021, também
encarnará o nosso sonho de cidade. Aquelas propostas que foram debatidas
exaustivamente com o povo de Futurópolis e que o voto popular nos consagrou nas
urnas em 2016, legitimando o mandato para a realização destas ações. Entre
elas, queremos destacar as propostas de meu Plano de Governo registrada na Justiça
Eleitoral, dentre elas:
1.
2.
3
.
Neste momento de debate do
futuro de nossa cidade, é bom resgatar alguns princípios e a missão deste
governo. Lembrar que já estamos trabalhando para viabilizá-los com recursos
federais de emendas parlamentares.
Vamos inaugurar um jeito
novo e com métodos modernos de administrar a Prefeitura de Futurópolis. Um
estilo democrático de ampla participação popular. Um estilo aberto, franco,
onde o cidadão pode enviar suas sugestões e reivindicações.
Será um governo que respeita
e, em parceria com os conselhos municipais definirá as políticas públicas para
cada área e setor. Uma Administração que tem um lado muito claro e definido:
aqueles que mais precisam, ou seja, aqueles que estão excluídos da sociedade.
CONCLUSÃO
Defenderemos uma
modernização da gestão com o uso intensivo da internet e de novas tecnologias.
Queremos eficiência para uma melhor prestação de serviços da Prefeitura para a
comunidade. Exerceremos o governo com responsabilidade, com austeridade em
relação aos recursos públicos. Valorizando o servidor público, como um dos
nossos maiores patrimônio.
Administraremos Futurópolis
buscando o desenvolvimento econômico e tecnológico, atraindo empresários,
visitando empresas, daqui e de outras Regiões dos Estados e do exterior,
participando de reuniões com setores desenvolvimentistas, para divulgar as
potencialidades de Futurópolis. Vamos fazer a nossa parte, no sentido de criar
a infraestrutura necessária para atração de investimentos públicos e privados,
as PPP’s.
Queremos uma cidade mais
organizada. Quem ama, trata bem, e nós amamos Futurópolis, por isso, vamos
entregar para os cidadãos uma cidade limpa, segura, sinalizada, sem buracos e
com oportunidades para todos.
A Administração Municipal de
Futurópolis vai priorizar a questão da defesa social através da segurança com a
efetiva ação da Guarda Civil Municipal. As políticas públicas e os programas
sociais em todas as áreas como no meio ambiente, na educação, na saúde, na
assistência social, sempre na vertente da inclusão social das pessoas.
Assim é o Plano Plurianual
Participativo 2017 - 2021. É um sonho de todos, misturado pelas vontades da
população com as propostas daqueles que estão na responsabilidade de conduzir o
Município. Convocaremos todos a fazer parte deste momento. De uma Futurópolis
mais justa, humana e fraterna.
É neste sentido que o PPAP
será esta peça tão importante, de planejamento e integração das leis de
Diretrizes Orçamentárias e os Orçamentos Anuais. Queremos ter a certeza que ao
fim deste período, as pessoas passem a olhar a cidade e dizer que ela está bem melhor
para viver.
UM POUCO DO SISTEMA
INTEGRADO DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO
MUNICIPAL
PPA 2017-2021 - UM NOVO SISTEMA
Planejamento Integrado com Integração entre:
Planejamento Integrado com Integração entre:
PPA
(Plano Plurianual);
LDO
(Lei de Diretrizes Orçamentárias), e
LOA
(Lei Orçamentária Anual).
Visão Antiga do PPA (Plano
Plurianual)
ü Administração
orientada para as atividades-meio;
ü Programas
classificadores do gasto, definidos de forma rígida, sem objetivos, sem
quantificação de resultados e sem definição dos meios (ações);
ü Inexistência
de vínculo entre ações do PPA e dos Orçamentos; e
ü O
PPA contemplava exclusivamente ações financiadas com recursos orçamentários.
NOVO MODELO DE GESTÃO
Um Situação Desejada
ü Administração
orientada para resultados;
ü Programas
definidos a cada PPA, de forma dinâmica, orientados para resultados, com
objetivo definido e quantificado por indicadores e com ações definidas;
ü PPA
e orçamentos anuais integrados; e
ü O
PPA articula, em cada programa, todos os meios (públicos e privados)
necessários à consecução do seu Objetivo.
PRINCÍPIOS
DO NOVO MODELO
PPA 2017-2021
Programa de Governo como Instrumento de Integração
Programa de Governo como Instrumento de Integração
BASES
DO NOVO MODELO DE PLANO PLURIANUAL
Organizar as ações de governo em programas:
Ø Proporcionar
a alocação de recursos nos orçamentos anuais compatíveis com o plano e com o
desempenho dos Programas; e
Ø Melhorar
o desempenho gerencial da administração pública.
PLANO PLURIANUAL (NOVO MODELO)
FUNDAMENTO
FUNDAMENTO
Ø Estimular
parcerias entre o Município, o Estado, a União e o Setor Privado;
Ø Explicitar
a distribuição de metas e gastos; e
Ø Dar
maior transparência à aplicação dos recursos e seus resultados.
PPA 2017-2021
PROGRAMA DE GOVERNO
PROGRAMA DE GOVERNO
O
PROGRAMA deixa de ser classificatório;
O
PROGRAMA passa a ser uma unidade de planejamento e gestão;
O
PROGRAMA é, agora, definido no PPA, e
O
PROGRAMA é construído para dar solução a um problema da sociedade.
PPA 2017-2021
O PROGRAMA
O PROGRAMA
Detectado
um PROBLEMA DA SOCIEDADE, e
Estrutura-se
um PROGRAMA DE GOVERNO para enfrentá-lo, com objetivos, metas e indicadores de
desempenho.
PPA
2017-2021 (O PROGRAMA)
Ø Programa
é um conjunto de ações, entidades executoras e pessoas motivadas para o alcance
de um objetivo comum; e
Ø Esse
objetivo expressa um resultado desejado com a implementação do programa e é
mensurado por indicadores que permitem avaliar o seu alcance.
REQUISITOS PARA CONSTITUIÇÃO
DE PROGRAMAS
Ø Dar
solução a um problema, atender a uma demanda da sociedade ou ao aproveitamento
de uma oportunidade de investimento;
Ø Compreender
um conjunto de ações voltadas para um objetivo comum;
Ø Permitir
a identificação do público-alvo;
Ø Programa
finalístico – Resulta em serviços e bens ofertados diretamente à sociedade;
Ø Programa
de gestão de políticas públicas – Compreende
ações de formulação e execução de políticas públicas;
Ø Programa
de apoio administrativo – Engloba ações de apoio administrativo aos demais
tipos de programas; e
Ø Um
programa será entendido como multissetorial quando dois ou mais órgãos
compartilharem a responsabilidade por atingir os objetivos.
Antes de cadastrar um
programa multissetorial, os órgãos envolvidos, de comum acordo, deverão
estabelecer os limites de atuação de cada um, bem como a responsabilidades
pelos custos do programa.
Indicador
Ø Descrição;
Ø Unidade de Medida;
Ø Indicador mais Recente (Data de Apuração);
Ø Índice Desejado ao final do PPA/Programa;
Ø Fonte(s);
Ø Base Geográfica de Apuração, e
Ø Periodicidade.
Tipos
de ação
Ø ATIVIDADE:
ações continuadas que visam a manutenção da ação do Governo;
Ø PROJETO:
ações temporárias que visam o aperfeiçoamento da ação do Governo;
Ø OPERAÇÕES
ESPECIAIS: despesas que não contribuem para a ação do Governo; e
Ø OUTRAS
AÇÕES: ações que contribuem para o objetivo do programa sem integrarem o
Orçamento do Estado.
DADOS FÍSICOS E FINANCEIROS DAS
AÇÕES
Ø Metas
Físicas – Definem a quantidade de produto desejado num determinado prazo;
Ø Dados
Financeiros - Estimativas do dispêndio anual por fontes de recursos;
Ø Regionalização
– Indica a localização dos beneficiários da ação, e
Ø Fontes
de Recursos - Indicam a origem dos
recursos usados na execução das ações.
FONTES DE RECURSOS
Recursos do Orçamento
do Estado, incluindo o Orçamento de Investimentos das Estatais
Recursos
não-orçamentários
Recursos utilizados pelas
agências oficiais de crédito (exceto os dos fundos), planos de dispêndio das
estatais, fundos constitucionais ou administrados pela União e renúncia fiscal.
RECURSOS DE PARCERIAS OU
PPP
Plano Plurianual – PPA;
Ciclo Orçamentário no Brasil;
O
processo de elaboração do orçamento público no Brasil obedece a um “ciclo”
integrado ao planejamento de ações, que, de acordo com a Constituição Federal
de 1988, compreende o Plano Plurianual - PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias
- LDO e a Lei Orçamentária Anual – LOA, e
O
Plano Plurianual – PPA 2017/2021 do Município de Futurópolis constitui um
instrumento de planejamento estratégico, e direciona as ações a serem
realizadas pela administração pública nos próximos quatro anos.
PRAZOS
LEGAIS
Como
o PPA é um instrumento de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos
e metas da administração pública municipal, com seus respectivos programas,
projetos e ações, de forma regionalizada, deve estar apoiado em princípios de
integração, transparência, economicidade, objetividade e universalidade.
Embora
o PPA seja entregue concomitantemente com a Lei Orçamentária Anual - LOA, o
Plano antecede a LOA, na medida em que o nível de informações de seu programa
de trabalho é mais amplo e mais abrangente.
A
Lei Orçamentária, que apresenta o mesmo programa de trabalho do PPA, tem por
função detalhar as receitas e os custos das intervenções para o período de um
único ano.
O
PPA constitui, portanto, um referencial importante para o planejamento e a
gestão municipal, na medida em que reúnem em um mesmo instrumento as propostas
que irão compor o Programa de Trabalho do Município para os próximos quatro
anos.
Para
melhor compreensão do universo no qual estão inseridas as propostas de
desenvolvimento e realizações da Administração Municipal, o Plano inclui,
inicialmente, uma Caracterização do Município e seus principais Desafios -
contendo dados físico-territoriais, demográficos e socioeconômicos; as
Potencialidades para o desenvolvimento local; e, finalmente, os Eixos
Estratégicos que nortearão o conjunto de intervenções previstas para o período.
Compõe
ainda esse documento um Anexo com a estimativa de custos para cada programa,
projeto, atividade e respectivas ações, de acordo com os órgãos responsáveis
pela execução desse conjunto de intervenções.
São
apresentadas também as metas regionalizadas para cada ação e a distribuição dos
recursos ano a ano, durante o período compreendido entre 2017 e 2021.
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