terça-feira, 20 de dezembro de 2011

GASOLINA DISPARA

Venda de gasolina teve aumento expressivo

A venda de gasolina no mercado interno cresceu 23,2% até novembro deste ano, na comparação com 2010. O mercado brasileiro total de derivados líquidos cresceu, no mesmo período, 11%. A revelação foi feita pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, durante café da manhã com a imprensa, realizado nesta terça-feira, na sede a Petrobras, no Rio de Janeiro.

“É bastante impressionante o crescimento nas vendas de derivados líquidos em relação ao PIB. No ano passado, o PIB cresceu 7,5% enquanto a venda de derivados subiu 10%. Para este ano, o governo prevê crescimento de 3,5% do PIB e as vendas de derivados, até novembro, subiram 11% em relação ao ano passado”, disse o diretor, lembrando que, até 2010, o aumento da venda de derivados costumava ficar abaixo do crescimento do PIB.

O crescimento na venda de gasolina em 2010 foi de 18% em relação a 2009. Este ano, até novembro, o crescimento da demanda por esse derivado foi de 23,2% em relação ao ano anterior. “Quando falamos esse número em seminários fora do Brasil, ninguém acredita, acham que é 2,3% e não 23%”, comentou o diretor. As vendas de diesel cresceram 9,3% este ano em relação a 2010.

Perspectivas para 2012

Na ocasião, o diretor previu crescimento substancial de vendas de derivados para o ano que vem, mesmo com o grande aumento já registrado este ano.
Paulo Roberto ressaltou que a demanda por gasolina deve se manter em alta, uma vez que não há perspectivas de oferta adicional de etanol em 2012. “Além disso, hoje é mais barato, muitas vezes, viajar de avião do que comprar uma passagem interestadual de ônibus”, comparou, ao ressaltar o aquecimento e boas perspectivas de demanda de querosene de aviação. “Com a economia brasileira crescendo, a demanda por diesel também cresce”, complementou.

O diretor informou que a capacidade de refino cresceu entre 80 mil barris de petróleo por dia (bpd) e 100 mil bpd em 2011 devido a melhoras operacionais, na comparação com 2010. Para 2012, a perspectiva é manter a capacidade de refino em 1,850 milhão bpd, em média.

Ilo Jorge
É especialista em petróleo e gás natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário