sábado, 11 de maio de 2013

SDS PE analisa modelo de segurança da Guarda Municipal de Canoas RS


Atendimento à comunidade, diálogo com a área acadêmica, integração entre as polícias e implantação de projetos sociais são algumas das ações que ajudaram a cidade de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), a reduzir seus índices de criminalidade em 27% desde 2009.
O modelo foi apresentado à cúpula da Defesa Social do Estado. Baseamos nossas ações em três eixos centrais, que são a inclusão e coesão social com a realização de projetos sociais e mobilização da comunidade, disse o secretário de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, Eduardo Pazinato Cunha.

Pazinato apresentou dois projetos que obteveram bons resultados. Um deles é a Agência de Boa Notícias, que consiste em formar jovens de comunidades carentes para contar as coisas boas que acontecem ao seu redor através de um blog. O outro projeto é o Canoas Segura, que desenvolve diversas ações de prevenção e monitoramento em toda a área da cidade. A utilização de novas tecnologias é muito importante, mas a revitalização de praças, o asfaltamento de ruas e o saneamento básico também fazem parte desse trabalho, ponderou o secretário.
Pazinato ressaltou ainda que os guardas municipais têm grande destaque nessa luta e disse que os profissionais de Canoas já trabalham com tablets onde registram suas ocorrências em tempo real.
O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, ressaltou que as ações realizadas em Canoas podem ser somadas às práticas já desenvolvidos pelo Pacto pela Vida no estado. Vamos mandar pessoas da SDS para acompanhar de perto o trabalho feito por eles. Além disso, nossa maneira de trabalho também tem sido copiada por outras polícias, afirmou Damázio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário