terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Ética e Cidadania


                                Curso De Formação de Agentes de Trânsito de Paranaíba-MS

 

Ana Paula Vilela dos Reis Ribeiro Bonfim

Anniely de Cássia Silva

Dayana Lopes da Silva Willan

Flávio Malheiros da Silveira

            Jânio Flávio de Souza

Matheus Felipe Queiroz de Aguiar

Roberta Teixeira da Maia

Romilson Lima de Souza

 

Resumo

Ética e Cidadania quando praticados em conjunto é o segredo de uma sociedade com progresso, seja no âmbito social, familiar e empresarial. Todo cidadão tem os seus direitos e deveres, não se deve praticar um e deixar o outro e quando praticado seja em público ou sozinho a ética deve prevalecer.

Introdução

A ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum.

A cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e deveres.

Ética

O cidadão com ética não pratica atos de:

Jogar lixo na rua

Furar Fila

Maltratar animais

Achar um pertence e não devolver sabendo quem é o dono

Passar no sinal vermelho

É preciso ser um profissional ético praticando:

Honestidade

Tolerância e Flexibilidade

Integridade

A ética se mostra em nosso cotidiano, diante de presentes situações e atitudes, que você sabe escolher entre o certo ou errado.

Ética no Trânsito 

 A ética no trânsito, objeto de estudo do pesquisador, propõe uma reflexão sobre a vida harmoniosa na cidade e a preservação da vida do pedestre, do ciclista, do motociclista e do motorista por meio do respeito às leis vigentes e o exercício permanente da prudência.

 

Cidadania

Existem vários conceitos sobre cidadania; teoricamente, o primeiro é o mais difundido conceito é o que remete ao conjunto de direito e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.

Segundo o Art..1º, inciso II da Constituição Federal de 1988, a cidadania é um dos princípios fundamentais da República, um dos pilares do Estado brasileiro e não está ligada apenas ao Estado e sua administração.

É assegurado ao indivíduo o direito à vida, à liberdade, à segurança e a propriedade.

Cidadania é a prática dos direitos e deveres de uma pessoa em um Estado.

Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que o direito de um cidadão implica necessariamente numa obrigação de outro cidadão.

Conclusão

Em Paranaíba temos cidadãos éticos que exercem sua cidadania cumprindo seus direitos e deveres e também tem os não éticos.

Temos o cidadão Paranaíbense, que respeitam as faixas de pedestres, fazem o uso correto das setas, obedecem às sinalizações e os Agentes de Trânsito.

E por outro lado sempre tem aqueles que embora conheçam seus deveres no trânsito, se acham no direito de realizar tais ações, como: não usar cinto de segurança, dirigir falando no telefone celular, não respeitar as faixas elevadas, passando em alta  velocidade, não respeitar a passagem do pedestre, nas faixas a ele destinadas, a falta de empatia no trânsito do Município de Paranaíba – MS é constante, os condutores agem de maneira precipitada e apressada, assim cometendo várias infrações no decorrer do dia.

Referências Bibliográficas

FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. São Paulo: Martins

Fontes, 2008.

MARSHALL, Thomas H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro:

Zahar, 1967.


Em tempo: Trabalho de Conclusão de Módulo apresentado pelos alunos do Curso de Formação de Agente de Trânsito de Paranaíba-MS ao Portal da Gestão Pública. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário