quarta-feira, 20 de junho de 2012

Acidentes de Motos

Caruaru já tem Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos
Objetivo é diminuir o número de acidentes e educar a população da Regional

 
O município de Caruaru já está com seu Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos instalado. A formalização ocorreu na manhã desta sexta-feira (15/06), na sede na Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL-Caruaru), na presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e do coordenador-executivo da Operação Lei Seca, tenente-coronel André Cavalcanti. “O grande objetivo desse Comitê é salvar vidas. Até agora, estamos conseguindo diminuir o número de acidentes no Estado e pretendemos melhorar ainda mais os índices com essa ampliação”, afirmou o secretário Figueira.

Segundo o gestor da IV Gerência Regional de Saúde (Geres), Djair Ferreira, que também coordenará o Comitê na região, várias reuniões já tinham sido feitas para pensar em ações para a iniciativa. Ferreira ficará responsável por sensibilizar os gestores municipais a municipalizar o trânsito, promover ações de fiscalização e educação com a população, elem de combater os altos índices de acidentes de trânsito com motos, que ocasionam vítimas fatais, incapacidades, sequelas psicológicas e impacto econômico, principalmente no sistema de saúde pública.

“Vamos disseminar a cultura de dirigir com cuidado, com os equipamentos de proteção individual e sem ingerir bebida alcoólica”, frisou Antonio Carlos Figueira. Até agora, 10 Geres já tiveram seus Comitês instituídos. O objetivo é descentralizar as ações para todas as 12 Regionais.

 

PALESTRA – Após instituir o Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos, o secretário Antonio Carlos Figueira participou do Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras e Prefeituras Municipais, ministrando a palestra O papel do município no sistema público de saúde de Pernambuco. O evento ocorreu no Teatro Difusora, no Shopping Difusora de Caruaru.

O secretário apresentou alguns programas que mostram a interação entre as várias esferas do governo (federal, estadual e municipal), como a Rede Cegonha e a rede de urgência e emergência. “Regionalizar é a grande iniciativa que estamos consolidando e organizando no Estado”, disse, lembrando que está interiorizando diversos serviços de saúde, para aproximar o sistema de toda a população. Como exemplo, ele citou as UPA Especialidades, que serão construídas em 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário